“O menino do pijama listrado”

o-menino-do-pijama-listrado1 Livro bom. Sim, eu não vou ficar florindo o que eu não achei espetacular. Havia tanta propaganda em cima desse livro que fui com muita expectativa. Não me decepcionou…mas também não é tudo isso que falavam…

O livro tem como personagem Bruno, um garoto de 9 anos, filho de um militar do alto escalão e abastado – e que não é o menino do pijama listrado, cabe ressalva. Ele se vê forçado a mudar de casa por causa do serviço do pai e acaba conhecendo um novo mundo no novo lar. É narrado em terceira pessoa, porém sob o olhar de uma criança, com uma linguagem infantil e inocente (o que chega a ser, não sei se é a tradução, irritante algumas vezes).

Claro, se não fosse essa característica, o livro não seria o que é. Porém, convenhamos: exagero nunca é bom. Eu particularmente gosto de conhecer a personagem, de entender como é a vida dela, seu mundo, segredos, dramas, conquistas: o que faz dela o que ela é. Porém Bruno me parece um garoto de plástico. Se esse fosse um livro para crianças, até se pode perdoar; porém é óbvio que nenhuma criança seria apta a entender o tema abordado.

Enfim, eu classificaria esse livro como “apenas mais um”. Emociona pelo tema e o desfecho. Mas nada que acrescente algo a vida, nada que faça refletir, nada de mistérios deliciosos, nada de linguagem preciosa, nada de revolucionário…nada de especial, um livro para se vender.

~ por Claudião em 16/10/2009.

Uma resposta to ““O menino do pijama listrado””

  1. esse filme do menino do pijama listrado
    e muito bem …….
    conta a historia dele entao e muito legall…

    abraçosss….

Deixe um comentário