Fatos verídicos (e curiosos)

Farinha de trigo enriquecida com ferro e acido fólico

Farinha de trigo.........essa é sem ferro?!

Farinha de trigo......essa é sem ferro?!


Há um tempo, foi definido que a farinha de trigo refinada (a branquinha) deveria ser enriquecida com ferro, um mineral muito importante para o corpo humano, e com ácido fólico, uma vitamina. Essa decisão foi tomada para atingir a população carente desses nutrientes, tal como aconteceu com o iodo no sal. Assim, por determinação da ANVISA, a denominação então passou a ser “farinha de trigo enriquecida com ferro e acido fólico”, com a obrigação de constar exatamente essas letras na embalagem.

No primeiro dia de venda, porém, para a surpresa de todos, essa farinha ficou na prateleira, enquanto as que não tinham sido adicionados nada, continuaram com as vendas normais. Isso aconteceu na Região Nordeste, justamente na parte mais carente desses nutrientes. Curiosos a respeito do motivo, foram perguntar à população o motivo de não terem escolhido a farinha mais nutritiva.

Dentre as respostas mais diversas, coisas como “Quê?! Botaram pedaço de ferro na farinha?” e “Ai, ácido? Ácido faz mal para o estômago!” foram as mais frequentes…

É…Conhecimento faz falta…

Ala X Omo

Omo

Omo

O sabão em pó de lavar roupas Omo é, sem dúvidas, o mais famoso do mercado brasileiro.

Até certo tempo atrás, a Unilever quis saber porque o sabão não era famoso nas classes D e E na região Nordeste. E acharam a resposta: a caixa.

Isso mesmo, a caixa! Por quê? Porque lá no nordeste não é prático para as lavadeiras irem a margem de córregos levando a caixa e nem para as donas de casa que usam tanquinho: molha tudo!

Ala

Ala

A solução: o novo sabão em pó Ala, que é comercializado só nessa região. Ao invés de caixa, é usada uma embalagem plástica.

Problema resolvido, o Ala tornou-se o sabão em pó mais famoso dessas classes na região. Parabéns a Unilever e seu marketing poderoso!

~ por Claudião em 02/09/2009.

2 Respostas to “Fatos verídicos (e curiosos)”

  1. concordo. acho complicado generalizar e achar que no nordeste só existe pobreza. o pré-conceito de muitos sulistas, além de revoltante, é, muitas vezes, ou quase sempre, irracional.

  2. O mais interessante é que não vejo diferença entre a classe baixa do sul ou do nordeste. O problema é que o Nordeste é saco de pancada para todos que se dizem do sul ou sudeste.

Deixe um comentário